Como as cores influenciam na decoração dos ambientes

Como as cores influenciam na decoração dos ambientes

As cores escolhidas para a decoração dos imóveis tem poder de despertar diferentes sensações, por exemplo, você já sentiu aquela sensação de tranquilidade ao entrar em ambientes nas cores branco, verde e/ou azul? Ou a se sentiu mais disposto e motivado em ambientes decorados com cores vibrantes como o amarelo e o vermelho? Esse fenômeno é estudado pela psicologia das cores e é um passo muito importante no momento de decorar o seu imóvel.

O efeito das cores na decoração:

As cores utilizadas em cada espaço ativam os nossos sentidos, se você quer estimular a criatividade, a diversão ou aumentar a sensação de conforto as cores são fatores determinantes para chegar ao resultado esperado.

Cores para utilizar no quarto:

O quarto é sinônimo de conforto e descanso, um espaço mais privativo do imóvel. Nesse sentido as principais sensações que é necessário estimular são a tranquilidade e o bem estar, por isso uma das cores mais indicadas é o azul. 

O verde também é uma boa opção, é uma cor que proporciona uma sensação de calma, esperança e renovação. Já para os quartos infantis os tons pastéis e candy colors, esses tons transmitem calma, harmonia, segurança e serenidade.

Opções para a cozinha

Há quem diga que a cozinha é o coração de casa, espaço para a comunhão entre os moradores. Embora não exista uma regra definida, por ser um ambiente com bastante movimento é um lugar que acolhe cores mais vibrantes como o amarelo e o vermelho.

O branco é a cor certa para gerar uma sensação de leveza, limpeza e luminosidade, atributos que ajudam a dar um toque de amplitude ao ambiente. 

Cores para o banheiro:

Um ambiente que nem todo mundo pensa na decoração é o banheiro. Se você preferir um banheiro mais discreto e elegante, aposte nas cores cinza, branco com dourado, preto e branco e azul escuro com branco. 

Paleta de cores para a sala de estar:

A sala de estar é um ambiente para a diversão e para relaxar. O uso do branco transmite leveza e aconchego. Se você quer criar um espaço que transmite confiança, o azul escuro é uma excelente escolha. 

Sobretudo, se você quer um ambiente com mais positividade, esperança e frescor, o verde vai garantir uma sala de estar mais tranquila e convidativa. Agora, se sua escolha é ter uma sala de estar mais aconchegante, a cor areia e tonalidades próximas dos tons terrosos são os mais indicados.

Procure ajuda de um arquiteto:

Vale lembrar que não existe uma regra definida para a escolha das cores da sua casa, o que determina a escolha é o estilo da decoração que você escolher e contar com um arquiteto nesse processo é importantíssimo. A possibilidade de escolher as cores e decoração é mais uma vantagem de adquirir seu imóvel da planta.

Entre em contato com nossos consultores e conheça nossos lançamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *