Polido ou acetinado: dúvidas na hora de escolher o porcelanato para a sua obra

Polido ou acetinado: dúvidas na hora de escolher o porcelanato para a sua obra

Com tantas opções de revestimentos no mercado, nem sempre é fácil decidir qual escolher. Por isso, é importante entender muito bem as diferenças entre eles. No blog dessa semana vamos te ajudar com algumas dicas sobre os diferentes acabamentos dos porcelanatos.

Basicamente, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com opções que podem ser usadas em áreas externas, internas, fachadas, pisos, paredes e muito mais. O porcelanato passou a ser um revestimento muito utilizado devido a sua durabilidade, diversidade de estilos e preços.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é reconhecido por apresentar superfície aconchegante e suave, com uma menor intensidade de brilho do que a de outros tipos, e por ter uma textura fosca e menos lisa.

O acabamento acetinado é bastante procurado e utilizado, por sua beleza, versatilidade e praticidade e também por garantir muita economia, na medida em que apresenta uma excelente durabilidade, podendo ser utilizado em toda a residência, incluindo áreas externas.

Por ser denso e de baixa porosidade, o porcelanato acetinado apresenta uma baixa absorção de água, sendo fácil de limpar, menos escorregadio e com menor chance de apresentar manchas e riscos.

Recomenda-se que você opte pelo porcelanato acetinado em ambientes externos sem cobertura, cozinha e banheiros. O porcelanato acetinado passa por um processo de escovação, reduzindo o brilho e provendo um acabamento mais aconchegante e suave.

Porcelanato polido

Como o próprio nome indica, o porcelanato polido recebe polimento depois da fabricação. Isso significa que ele fica extremamente liso e brilhante, refletindo a luminosidade e garantindo um ambiente mais claro e amplo.

Quanto mais brilhante é a superfície, mais escorregadio é o revestimento do piso quando em contato com a água. E, no caso de porcelanato polido, é exatamente isso que acontece. 

Portanto, ele é indicado para em pisos de áreas secas, que não receberem umidade suficiente para formar lâminas de água.

Em resumo, bons locais para aplicar o porcelanato polido são quartos, salas, escritórios, corredores, halls, lavabos, paredes de banheiro e pisos e paredes de áreas secas internas.

Como fazer a limpeza do porcelanato

Para limpar seu piso de porcelanato, você pode usar detergente neutro diluído em água. Não use produtos abrasivos, que possam danificar ou desgastar o material. Se necessário, opte pela versão de piso antiderrapante, que possui textura em relevo, para evitar acidentes pela casa, já que o porcelanato polido costuma ser mais escorregadio.

A escolha pela cor ou estilo do rodapé de porcelanato também merece uma atenção especial. Uma boa dica de decoração com rodapés é seguir um padrão de tonalidade com o piso, as paredes e os demais acabamentos. Isso faz com que se ganhe amplitude e um visual estético muito agradável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *